Contas premium
30 de março de 2013

Diferenças e semelhanças entre Firefox, Chrome, IE e Safari


Navegadores: Qual é o Melhor?
A versão do navegador Firefox 3.5 foi lançada em junho e já se sabe que ele é bem rápido e que deve reacender a guerra entre os browsers.

Se ao longo dos últimos cinco anos, o navegador de código aberto serviu de inspiração aos concorrentes, a Mozilla se viu obrigada a correr para incluir no Firefox funções já disponíveis em navegadores da concorrência como o Opera 9 (Opera Software), Safari 4 (Apple), Internet Explorer 8 (Microsoft) e o Chrome 2.0 beta (Google).

Mas com tantas atualizações, fica difícil saber o que as versões finais de fato possuem.
Fizemos um teste com eles, e agora basta você tirar suas propias conclusões e escolher o navegador de sua preferência. Não perca!

Para introduzir, conheça as principais funções dos melhores navegadores:

> Firefox 3.5

Entre as funções que se destacam na nova versão do navegador da Mozilla estão a ferramenta TraceMonkey, baseada em linguagem JavaScript e que aprimora o desempenho, e a estabilidade do browser. A velocidade para carregar páginas tem sido ressaltada como um componente-chave do novo software. Destaque também para a Navegação Privativa (Private Browsing Model) – ou anônima – para maior controle de dados pessoais, bem como novas funções baseadas na nova linguagem HTML 5, que facilitam a visualização e edição de vídeos diretamente no browser e sem a necessidade de plug-ins adicionais.

> Internet Explorer 8

Entre as novidades que a Microsoft trouxe está o recurso WebSlices, que mantém o internauta atualizado sobre mudanças frequentes em determinadas áreas de sites que se visita regularmente. Assim, em vez de navegar até uma página de notícias, por exemplo, o internauta pode optar por receber um alerta na barra quando há uma atualização daquele conteúdo. Destaque para o Tab Groups, que organiza as abas abertas do mesmo site, colocando-as lado a lado e sob a mesma cor de aba. Há também o botão Compatibility View, que permite ao usuário do IE8 visualizar sites com a ferramenta de renderização do IE7.

> Chrome 2.0

A versão atual do navegador do Google ganhou funções como o modo de tela cheia (full-screen), acessível por meio da tecla F11 ou selecionar a opção em “Tools” (Ferramentas); uma página de abas aprimorada, que permite a remoção de ícones ou thumbnails de uma nova aba; e o suporte ao recurso autocompletar para textos digitados na barra de endereços. O Chrome 2.0 teve mais de 300 bugs corrigidos e os desenvolvedores do Google afirmam que a versão atual melhorou o tratamento de JavaScript e é carrega págins até 30% mais rapidamente que a versão anterior.

> Safari 4

O novo browser usa o mecanismo Nitro para rodar JavaScript quatro vezes mais rápido que o Safari 3, segundo a Apple. Outros novos recursos do navegador incluem o Top Sites, que dá uma prévia visual dos sites mais visitados; busca completa por histórico; Cover Flow, para navegar entre histórico ou favoritos; e o Tabs on Top, que facilita o uso de abas no browser. Além disso, o Safari 4 inclui compatibilidade com HTML 5 para uso de tecnologias offline e efeitos CSS avançados. 
Diferenças entre os Browsers Firefox, Chrome, IE e Safari
> O Teste:

Na abertura inicial, o Opera se saiu melhor que os concorrentes, com 2,1 segundos cravados. O browser foi seguido por Firefox (3,6), IE (3,9), Chrome (4,6) e Safari (5,2).

Entretanto, a coisa muda sensivelmente de figura quando o navegador já está aquecido. Optamos por cronometrar o tempo de abertura depois exatamente na quinta vez seguida. Desta forma, quem se destacou foi o Chrome, com tempo de abertura de 0,8 segundos. Na esteira surgem Opera e Safari, com idênticos 0,86 para abrir. Internet Explorer e Firefox complementam a lista com, respectivamente, 1,0 e 1,4 segundos para abrir.

Na parte de navegação, já com o browser aberto, quem se saiu sensivelmente melhor foi o Chrome. A média de tempo para abrir completamente as páginas escolhidas para o teste foi de 10,52. O Opera segue na esteira, com 12,40 segundos. Firefox e Internet Explorer, mais uma vez, dividem terceiro e quarto lugares, com, respectivamente, 13,44 e 13,65. Por último, ficou o Safari, com 14,4.

O teste não tem valor científico e apenas mostra o conjunto de determinadas situações, de acordo com as características nativas dos navegadores. Outro ponto que é importante ressaltar é que programas de código-aberto ou que aceitam plugins, como Firefox ou Opera, permitem ao usuários ajustes para tornar a navegação mais rápida.

> A Opinião:
Diferenças entre os Browsers Firefox, Chrome, IE e Safari



Infelizmente, neste momento eu fiquei realmente confuso.
Existem características que eu amo em todos esses navegadores.
Mas nenhum deles é perfeito. Se eu realmente tivesse que viver com apenas um, eu viveria ( e vivo) com o Firefox. 

E se eu não precisasse? E se houvesse um browser que teve o melhor de todos esses e fez um "Super Browser" que seria o melhor navegador de todos eles?

0 comentários:

Postar um comentário

Contas Premium